Desde o ano 1967, o ECLAMC funciona como um programa de pesquisa clínica e epidemiológica das anomalias do desenvolvimento que trabalha com nascimentos hospitalares em países latino-americanos, sendo reconhecido por a Organização Mundial da Saúde como Centro Colaborador para a Prevenção de Malformações Congênitas.
UM PROGRAMA DE PESQUISA
Trata-se de um programa para a pesquisa dos fatores de risco na causalidade de malformações, com metodologia caso-controle e, dado que mais da metade das malformações são de causa desconhecida, o principal objetivo e estratégia do ECLAMC é a PREVENÇÃO ATRAVÉS DA PESQUISA.
VIGILÂNCIA PERMANENTE
O ECLAMC atua também como sistema de vigilância epidemiológica, observando sistematicamente as flutuações nas frequências das diferentes malformações e, frente a alarme de uma epidemia para um tipo de malformação, e num momento e área dados, mobiliza se para tentar identificar a causa dessa epidemia.
COOPERAÇÃO VOLUNTÁRIA
O ECLAMC é um acordo voluntário entre profissionais dedicados ao estudo das malformações congênitas em hospitais latino-americanos. Os integra o espírito colaborativo, se ajustando ao cumprimento de normas operacionais, que garantem a uniformidade de critérios necessária para a comparabilidade dos dados registrados nos diferentes hospitais.
BASE NÃO INSTITUCIONAL
Se tratando de um acordo entre pessoas, o ECLAMC não possui base institucional nem orçamentos próprios, princípios de sua autonomia intelectual e continuidade no longo prazo. Seu caráter voluntário e colaborativo, por outro lado, garantem a qualidade de informação exigida para um programa de cobertura ampla e de alto nível de complexidade, duas características de difícil compatibilidade que o ECLAMC pretende unir sem detrimento de uma pela outra. A ideia básica é a de operar um programa com a qualidade e a complexidade de uma pesquisa clínica, facilmente realizável num único hospital, mas multiplicada em tamanho amostral por tantos hospitais como os que participarem, aceitando, voluntaria e colaborativamente, os critérios e definições de um marco operacional único, colocando seus dados a dispor do programa e dentro dos prazos previstos. As necessidades econômicas do ECLAMC são cobertas mediante auxílios de pesquisa, solicitados para programas específicos, e mediante a utilização da capacidade instalada (salários, material impresso, correio, computação, etc.) nas instituições com as quais o programa se relaciona.